placas instagram foursquare googleplus feed facebook twitter
05
jun
2010

Visitas guiadas ao Centro de Vitória: Projeto Visitar

Folders do Projeto Visitar

Pouca gente sabe, mas é possível conhecer os monumentos do centro da capital capixaba através de visitas guiadas gratuitas. A iniciativa é da Prefeitura de Vitória que, através do Projeto Visitar, capacita monitores para acompanhar turistas e moradores pelas ruas do centro, contando a história de cada igreja ou construção.

São dois os roteiros incluídos no Projeto Visitar que, juntos, englobam 33 monumentos. O primeiro deles, “Vitória, de Vila a Cidade”, começa na Praça Costa Pereira, sobe até a Catedral Metropolitana e segue à Praça João Clímaco, onde estão o Palácio Anchieta e o Colégio Maria Ortiz. O segundo, ”De Caramurus e Peroás”, se dedica às construções ligadas ao antigo conflito travado entre a Ordem de São Francisco e os integrantes da Irmandade de São Benedito, como o Convento de São Francisco, a Capela de Nossa Senhora das Neves, a Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja do Rosário.

O agendamento pode ser feito de segunda a sexta, das 09 às 13h e das 14 às 18h, pelo telefone (27) 3235-2813 ou pelo e-mail projetovisitar@vitoria.es.gov.br. O único problema é que as visitas, segundo o site da Prefeitura de Vitória, exigem grupos mínimos de 20 pessoas, o que limita – e muito – o seu alcance.

A bem da verdade, não há nada nestes roteiros que não se possa conhecer de forma “avulsa”. Nos principais monumentos do centro (Catedral Metropolitana, Convento do Carmo, Igreja do Rosário, Convento de São Francisco, Igreja de São Gonçalo e Teatro Carlos Gomes) há, inclusive, monitores permanentes do Projeto Visitar sempre às ordens para passar as informações necessárias. E mesmo aqueles que estiverem interessados em cada detalhe daqueles roteiros podem contar com folders nestes locais, editados pela Prefeitura de Vitória, que reproduzem o trajeto e as principais informações de cada um deles. Mas a iniciativa não deixa de ser bastante louvável para fomentar o turismo nessa importante região da cidade de Vitória.

Comente via Facebook

comentários

3 respostas para “Visitas guiadas ao Centro de Vitória: Projeto Visitar”

  1. […] Mapa dos Monumentos Históricos do Centro de VitóriaVisitas guiadas ao Centro de Vitória: Projeto VisitarO Palácio Anchieta e o roteiro da visita guiadaIgreja São GonçaloCatedral Metropolitana de […]

  2. Juscelino Domingos Pereira disse:

    Solicito informações sobre o Projeto Visitar.
    Qual o telefone para contato?

Deixe uma resposta

Comente via Facebook

comentários

Powered by Facebook Comments

2012. Todos os direitos reservados ao blog Rotas Capixabas. Qualquer reprodução indevida de conteúdo é expressamente proibida. digital