placas instagram foursquare googleplus feed facebook twitter
23
mar
2011

O Parque Botânico da Vale


O Parque Botânico da Vale

A minha “cricrizisse” rotineira me obrigaria a dizer que o Parque Botânico da Vale sofre do mesmo mal do Museu da Companhia: não há placas que te indiquem a localização do lugar. Mas, dessa vez, eu vou relevar esse detalhe para não parecer rabugento demais!!!

O Parque Botânico é mais uma iniciativa de responsabilidade ambiental que a Vale promove no Estado do Espírito Santo. O objetivo, nesse caso, é formar um cinturão verde em torno do Complexo Industrial de Tubarão para minimizar os impactos ambientais causados pela atividade da Vale através da restauração da cobertura florestal e preservação da mata atlântica. São mais de 140 espécies de árvores (pau-brasil, jacarandá, ipê etc) e várias espécies da fauna silvestre (caticoco, gambás, sagüis etc) protegidos em 33 hectares de área total.

(não, eu não vou questionar se isso resolve ou se realmente compensa todo o pó preto que a gente aspira aqui na Grande Vitória! Eu juro!)

O melhor de tudo é que o parque possui excelente infraestrutura para visitação pública. Há um anfiteatro, salas de aula para cursos de conscientização ambiental, um parque infantil, módulos temáticos para exposições (temporárias e permanentes) e um orquidário com mais de 150 espécies de orquídeas.

Mais recentemente foi inaugurado um jardim sensorial com a proposta de estimular os cinco sentidos do visitante – principalmente aqueles portadores de deficiência – através das sensações obtidas com o cheiro, o tato e o gosto das plantas, além da visão e dos sons do lugar.

O jardim sensorial

Além disso, o visitante pode agendar a sua participação nas trilhas ecológicas que percorrem a área do parque ou na visita ao Complexo de Tubarão. Eu bem que tentei fazer essa última para contar aqui no blog, mas não me atentei para a necessidade de prévio agendamento. Não se esqueça desse detalhe se for esse o seu desejo.

Em suma, o Parque Botânico da Vale é um ótimo lugar para interação com a natureza. Principalmente se você tiver crianças. É que, além do parquinho, há sempre uma programação cultural voltada para elas.

Teatrinho no Parque da Vale

Informações úteis:

Parque Botânico da Vale: Avenida dos Expedicionários, Jardim Camburi, Vitória-ES.

Horário de funcionamento: terça a domingo das 08h às 17h.

Informações e agendamentos para trilhas e visita ao Complexo de Tubarão: (27) 3333-6200.

Trilhas: 8h30, 9h30, 14h e 15h.

Visita orientada à área industrial de Tubarão: 8h30, 9h30, 14h e 15h30.

Como chegar: apesar da falta de placas (ops… eu prometi não falar disso!), é fácil chegar ao Parque. Basta seguir pela Av. Dante Michelini (a beira-mar da praia de Camburi) até o final do bairro de Jardim Camburi em direção ao parque industrial da Vale. No último sinal, continue reto na Avenida e vire na primeira rua à esquerda. Nessa rua, pegue a rua em diagonal que você avistará logo à direita e siga reto “toda vida”. No final dela, você vai se deparar com o ponto final dos ônibus de Vitória (haverá muitos ônibus “verdinhos” parados por ali). A entrada do Parque está bem ao lado.

Comente via Facebook

comentários

22 respostas para “O Parque Botânico da Vale”

  1. Silvia Mancini disse:

    Tiago, ótimo texto!!
    Estimulou minha vontade de conhecer o Parque.

  2. Tiago, excelente postagem sobre o Parque Botânico da CVRD. Estive lá uma vez em 2007 e não voltei mais, uma pena. Mas quero ir de novo, pois é um lugar maravilhoso para visitarmos.

    Obrigado pela visita no Terra Capixaba! Volte sempre e parabéns pela divulgação do nosso Estado no seu site. Parabéns!

  3. deveriam haver mais empresas assim no ES!!

  4. Eduardo disse:

    O parque é lindo…mas é o verdadeiro “Greenwashing” da Vale.

  5. Jennifer Paula disse:

    Boa Noite, venho por meio desta, solicitar uma ajuda para a realização de um seminário escolar. Cujo tema é “Flores” gostaria, de imagens, videos, e explicações para que assim me ajude a concluir este assunto tão rico. Além que como poderia montar uma maquete, mostrando suas estruturas. Podendo mandar imagens, videos, que assim iria me ajudar muito. Se fosse possível uma palestra na minha escola.
    Obrigada,
    Espero uma breve resposta.

    • Oi, Jennifer. Desculpe o atraso na resposta.
      Infelizmente eu não posso te ajudar muito com isso. Não sou expert no assunto.
      Aconselho você a entrar em contato com o próprio Parque Botânico da Vale pedindo ajuda.
      Abs

  6. Guida Melo disse:

    Oi Tiago, sou estudante de arquitetura, e vi o projeto dessa edificação do parque no site da empresa que fez, e o mesmo seria muito útil para um estudo de trabalho que estou fazendo. Você teria fotos internas dessa edificação do Parque para disponibilizar? Obrigada.

    • Guida, o que você chama de interna? Eu só tirei fotos da área externa do parque, dos jardins.
      Se te ajudar me manda um e-mail, que eu te encaminho ([email protected]).

  7. Andréa santos disse:

    Desejo saber das programação p/ os dia das crianças,desta quarta -feira.

  8. Anônimo disse:

    minha escola ira visitar o parque

  9. AUDINÉIA disse:

    Como faço para entrar em contato com vocë pessoal do Parque, pois ligo para este numero que aparece e nao atende.
    Quero levar a minha escola ai?

  10. Clube de Desbravadores Os Pioneiros da Colina disse:

    Quero marcar uma visita ao Parque com meu Clube de Desbravadores, temos em média 25 adolescentes com faixa etária de 10 á 15 anos.
    Estamos executando a atividade de animais Peçonhentos e Orientação com Bússula. Portanto ao agendarmos esta visita, precisamos de um Biólogo para que possamos ficar informados com estas referidas atividades.
    Se for possível, marcarmos para o dia 29/07 (domingo) durante os horários da manhã.
    aguardamos retorno.
    Telefones para contatos:
    27-9852.4218/8841.9998 – Isolda

  11. Fabio Gomes Zampieri disse:

    Gostaria de agendar visita de um grupo de aluno de um curso em técnico em meio ambiente da escola estadual Professor Pedro Simão. Solicito informa as datas possíveis de sexta feitas e de que mês poderá ser agendado.
    Att.
    Fique com Deus
    Fabio

  12. deivison disse:

    gostaria de saber se é preciso pagar pra visitar?

  13. julio cesar disse:

    Nossa escola tambem vamos visita com a escola.

  14. Samuel disse:

    Minha escola ira visita o parque tamben

  15. Samuel disse:

    Junto com Julio Cesar Bertoldi Daltio.

Deixe uma resposta

Comente via Facebook

comentários

Powered by Facebook Comments

2012. Todos os direitos reservados ao blog Rotas Capixabas. Qualquer reprodução indevida de conteúdo é expressamente proibida. digital