placas instagram foursquare googleplus feed facebook twitter
19
maio
2011

Cinema nos Doces Pontões: Conheça o Seu Manoelzinho

Fonte: www.revelandorotas.blogspot.com

O Seu Manoelzinho é uma das figuras mais ilustres do Espírito Santo na atualidade. Como vocês poderão conferir nesse post, seus filmes já rodaram o Brasil inteiro e ele, mesmo, já circulou por vários programas “famosos” de televisão.

Mas isso não significa que ele seja – digamos assim – uma “celebridade”. A verdade é que, fora dos limites de sua terra natal, Mantenópolis, poucos são os capixabas que o conhecem e sabem valorizar a sua obra.

Quem apresenta o Seu Manoelzinho para você, leitor do “Rotas”, é a nossa correspondente oficial em Mantenópolis, Nattany Fernandes. É ela quem, a partir de agora, trará para o “Rotas” as belezas da Rota dos Doces Pontões capixabas.

Confira:

Mês passado, a região Doce Pontões Capixaba apareceu para a mídia de uma forma bem peculiar. Dessa vez foi o município de Mantenópolis, extremo noroeste do Espírito Santo, na pessoa de seu Manoel Loreno, popularmente – e artisticamente – conhecido como “Seu Manoelzinho”. O cineasta foi entrevistado por Jô Soares, no dia 20 de abril.

Provavelmente, alguém que está lendo esse texto reconhece essa figura de outros carnavais. Pois é, não é a primeira vez que isso acontece. Seu Manoelzinho já esteve no programa Mais Você, da Rede Globo, e no Domingo Legal, ainda com Gugu Liberato, no SBT. Em todas as vezes em que participou desses programas, Seu Manoelzinho sempre mostrou seu jeito simples, a imagem do homem do interior, que dispõe de pouco ou nada de material, mas de muita criatividade.

Fonte: www.revelandoosbrasis.com.br

A paixão pelo cinema começou muito cedo, quando ele ainda era jovem. Em Mantenópolis havia uma sala improvisada para projeções, e Seu Manoelzinho fazia a divulgação dos filmes com cartazes pelas ruas da cidade. E, em troca pelo trabalho realizado, ele tinha o direito de assistir aos filmes. Pura satisfação! Com o tempo, a sala foi fechada, mas Seu Manoelzinho não perdeu o entusiasmo, e começou a criar.

O resultado são produções cinematográficas, mais de 20 filmes, cheias de bom humor e alguns errinhos técnicos, mas que compõem algumas das características principais, o diferencial. É possível, por exemplo, ver um filme do estilo faroeste em um cenário rural, contando inclusive com pastos e pedaços de mata atlântica, mas sem perder o bang-bang.

Os enredos de todos os filmes são, segundo o cineasta, elaborados por ele mesmo, e os roteiros não são escritos, mas combinados no momento da gravação do filme, que dura, em média, dois dias. Sim, dois dias para uma produção de, no máximo, R$ 500,00. E a economia não é só financeira, mas também de pessoal. Seu Manoelzinho é o roteirista, diretor, produtor e ator principal de todos os filmes. Além disso, os atores são pessoas da própria região, sobretudo da cidade de Mantenópolis.

Alguns anos depois, viria o reconhecimento por esse trabalho. Seu Manoelzinho entra para o cenário nacional com um documentário sobre sua história, por meio do projeto “Revelando os Brasis”, do Ministério da Cultura. Depois, portas abertas para a televisão, com participação em programas de grandes emissoras, e festivais de cinema, cultura e arte, e por aí vai…

Entre os filmes mais conhecidos estão: “O Aluguel Assombroso”, “O Homem Sem Lei”, “Amor Proibido”, “A Gripe do Frango”, “A Vingança de Loreno”, “O Espantalho Assassino” – este último é um clássico! E aí, prontos para dar boas risadas? Conheça então o homem que está fazendo história em Mantenópolis.

Segue o link para o vídeo da entrevista de Seu Manoelzinho no Jô: http://www.youtube.com/watch?v=DNrMTGCQR7Y – parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=ToY0a76IdFM&feature=related – parte 2

Por Nattany da Cunha Fernandes

Valeu, Nattany!

Comente via Facebook

comentários

3 respostas para “Cinema nos Doces Pontões: Conheça o Seu Manoelzinho”

  1. Maria Coelho Mancini disse:

    A entrevista com ele no Programa do Jô, foi excelente.
    Com toda simplicidade, envolveu a platéia.

  2. Paulinha disse:

    Vi uma entrevista dele no Jô Soares!!! O cara é muito bom… rssrss…..

    beijos

Deixe uma resposta

Comente via Facebook

comentários

Powered by Facebook Comments

2012. Todos os direitos reservados ao blog Rotas Capixabas. Qualquer reprodução indevida de conteúdo é expressamente proibida. digital