placas instagram foursquare googleplus feed facebook twitter
08
out
2012

Seminário Viajosfera: o dia em que eu conheci a turma da Boia

Esse blog não nasceu por acaso. Eu já contei nesse post que a historia do Rotas começou lá no finalzinho de 2009 quando eu conheci o Viaje na Viagem, do Ricardo Freire, planejando uma viagem a Trancoso. A partir desse momento, eu me tornei um leitor assíduo do VnV e de outros blogs de viagem. Passei a frequentar diariamente a viajosfera brasileira em busca de inspirações para novas viagens ou para simplesmente satisfazer o prazer de uma boa leitura. Até que, em abril de 2010, eu resolvi ampliar essa experiencia e criar eu mesmo um blog. Decidi preencher o vácuo de informações extraoficiais sobre o turismo no Espirito Santo e compartilhar as impressões de um nativo sobre o lugar onde eu moro.

Foi assim que nasceu o Rotas, cheio de (boas) referências e (ótimas) inspirações.

Talvez esse contexto ajude você a compreender a emoção que eu senti ao participar do Seminário Viajosfera, no Rio de Janeiro, no ultimo dia 29 de setembro. Mais do que presenciar as discussões em torno dos rumos da blogosfera de viagem, eu (e também a Renata!!) tive a oportunidade de conhecer boa parte dos blogueiros que eu mais admiro.

A começar pelo próprio Riq Freire, guru da viajosfera brasileira e comandante do VnV:

O guru Ricardo Freire, Renata e eu

Juro que eu tinha treinado um discurso para falar com o Ricardo em agradecimento a toda ajuda que ele me deu nesses anos todos de viajante independente. Mas, quando a Manu Tessinari (da delegação capixaba!!!) me apresentou a ele, não saiu nadica de nada. Fiquei paralisado em sorrisos.

Sensação idêntica eu senti quando conheci a Silvia Oliveira, do Matraqueando:

Eu, Silvia e Renata

A Silvia é uma das minhas maiores referências pessoais na forma de escrever, fotografar e de se conduzir à frente do blog. Não dava pra reagir de outra forma.

Foi uma sensação estranha, mas absolutamente incrível, sentir-me intimo de pessoas que eu nunca tinha visto antes.

Mariana Beruto, do Conexão Paris

O “cara” que trouxe a Coréia do Norte até nós: Gabriel Britto

Foram muitos @s ilustres do Twitter que ganharam forma. Ganharam vida.

Mari Campos, do Pelo Mundo

Parte da delegação capixaba: Bruno Vilaça, Manu Tessinari, Renata e eu

E no meio de todos eles, eu descobri que as afinidades virtuais se confirmavam na vida real. Foi assim, por exemplo, com a Mirelle Matias, do 13 anos depois, com a Camila Navarro, do Viaggiando, e com o Alexandre Costa (e sua Grazi!), do O que se faz.

Camila, Mirelle, Renata e eu

Renata, eu, Grazi e Alexandre

Com a Camila e o Alexandre, eu poderia ficar horas explorando a nossa mineiridade e encontrando semelhanças nos nossos gostos e desgostos. 😀

Entre encontros e desencontros, eu reencontrei a Ana, a Carmem e o Fred, os únicos trips que eu já conhecia pessoalmente de uma mini-conVnVenção realizada aqui mesmo, em Vitória (veja aqui):

Renata, eu, Ana e Carmem

E, finalmente, eu pude conhecer a outra metade do clã Marvila, a adorável Natalie, que volta e meia frequenta a caixa de comentários aqui do Rotas na condição de Boia Paulista \o/:

Natalie, Fred, eu e Renata

Mas eu não posso negar uma coisa.

Eu sei que o propósito maior do Seminário foi reunir os blogueiros de viagem para discutir parâmetros de atuação da categoria e, principalmente, os rumos que se pretende dar à viajosfera. Sei que, nesse ponto, ele foi altamente produtivo, especialmente para escancarar práticas polêmicas e propor alternativas interessantes de monetização. Mas, para mim, o Seminário Viajosfera foi inesquecível mesmo por um motivo bem simples: foi nesse dia que eu conheci a turma da Boia!

_______________________________

Siga o “Rotas” no Twitter

Curta o “Rotas” no Facebook

Comente via Facebook

comentários

21 respostas para “Seminário Viajosfera: o dia em que eu conheci a turma da Boia”

  1. Carmem disse:

    Dia inesquecível, esse 30 de setembro!

  2. Carmem disse:

    Ops… Foi 29 de setembro!

  3. Adorei acompanhar, mesmo que de longe, o seminario! E cada relato dos presentes deixa a gente com uma sensação de que esteve junto também! Eu tava bem curiosa em ver uma foto da Natalie, agora a Boia tem um rostinho =)

  4. Marcie disse:

    Muito bom colocar rostos nas @s. Espero que venham outras oportunidades. E que nelas a gente tire fotinhos juntos… 🙁

  5. Mirelle disse:

    Ei, eu tb sou mineira! Nossa, só agora, lendo o seu texto, eu percebi que não tirei foto com quase ninguém! Ainda bem que a nossa foto de banheiro está garantida!!!

    Foi um imenso prazer conhecer o casal! Beijo meu em vc e na Renata!

  6. Ana disse:

    Adorei o post, Tiago! E foi ótimo conhecer a Renata e a Maria e rever você! Que venham outras oportunidades!

  7. Liliana disse:

    Tenho amigos de uma vida todo feitos pela internet, também unidos pelo amor às viagens. Pelo menos comigo as afinidades da vida virtual se confirmaram na vida real. Fiquei só assistindo de fora o seminário e morrendo de vontade de estar lá. Numa próxima quem sabe?

  8. Ah, eu já falei que adorei conhecer vocês, né? Mas não custa repetir! Descobri que eu escolho bem minhas relações na internet. 😉 Como você disse, as afinidades virtuais se confirmaram na vida real. Foi um fim de semana delicioso!

  9. gabebritto disse:

    E ficamos no mesmo hostel! =)

  10. João Pedro disse:

    Fico muito feliz com o imenso sucesso do blog! Assim como todos, já tive a honra de conhecer o Tiago, e tenho muito orgulho disso! (apesar das atuais diferenças, saiba que continuo admirando muito seu trabalho – por vezes, até com muita nostalgia).

    Um grande abraço, mestre!

    • Ora, ora! Olha quem apareceu por aqui!
      Que honra, meu caro John! Fico feliz por você acompanhar o Rotas. Apareça sempre (no blog e na PFN)!
      Não preciso nem dizer da falta que vc faz por aqui, né? Vc vai longe, garoto!
      Só não pode se esquecer de nós.
      Abção!

  11. Tiago, foi um prazer conhecer vocês pessoalmente! E a afinidade foi recíproca. O seminário foi ótimo no conteúdo, mas foi excelente por proporcionar o encontro com tantas pessoas interessantes que só conhecia virtualmente.

    Grande abraço!

Deixe uma resposta

Comente via Facebook

comentários

Powered by Facebook Comments

2012. Todos os direitos reservados ao blog Rotas Capixabas. Qualquer reprodução indevida de conteúdo é expressamente proibida. digital