placas instagram foursquare googleplus feed facebook twitter
18
set
2013

Fazenda Carnielli: o agronegócio do agroturismo de Venda Nova

Fazenda Carnielli

Quem mora no Espírito Santo certamente conhece os produtos da Fazenda Carnielli. Pelo menos aqui na Grande Vitória, eles são facilmente encontrados nas gôndolas dos principais supermercados. E são tantos e tão variados que, quem não se dá conta da procedência, até pode pensar que se trata de mais uma multinacional da indústria de alimentos. 😀

Mas não. A Fazenda Carnielli, de Venda Nova do Imigrante, não é (ainda) nenhuma multinacional da indústria de alimentos. Ela é “só” mais uma propriedade rural da região que fez do seu agroturismo quase um agronegócio. O que começou com o trabalho solitário de um imigrante italiano e sua família na propriedade rural que eles adquiriram no finalzinho do século XIX, hoje se tornou um dos maiores cases de sucesso do agroturismo capixaba com inúmeros canais de distribuição da produção e pontos de venda no Estado.

Fazenda Carnielli

O começo dessa história se deu lá em 1888 com a vinda do patriarca Domenico Carnielli para o Brasil. Como outros conterrâneos, ele saiu de Conegliano, na província de Treviso, no Vêneto, norte da Itália, para se fixar em São Pedro do Araguaia, município de Alfredo Chaves. Pouco tempo depois, em 1891, ele comprou um lote de terras onde hoje está situada a Fazenda Carnielli, em Venda Nova do Imigrante. Dela ele retirava todo o necessário para a subsistência da família, vencendo a precariedade de acesso e de infraestrutura da região na época.

No entanto, foi em 1993 que a Fazenda Carnielli verdadeiramente prosperou na forma de turismo rural. Nesse ano, os descendentes do Sr. Domenico abriram as porteiras de sua propriedade para receber as pessoas interessadas em conhecer – e comprar – os produtos que eles fabricam. De lá pra cá, o negócio cresceu tanto que hoje a fazenda chega a receber mais de 1.000 turistas por semana. E o resultado disso, você já sabe: o que era agroturismo virou praticamente um agronegócio. 😀

Pedro Carnielli, um dos netos de Domenico

Pedro Carnielli, um dos netos de Domenico

Esse é só um resumo da história que eu ouvi da boca de Pedro Carnielli, neto do Sr. Domenico, no dia em que eu visitei a sede da Fazenda. Ao lado do pai Domingos e de outros 3 irmãos, é ele que toca o negócio hoje em dia e que, provavelmente, vai te receber na lojinha para um bate-papo.

Fazenda Carnielli

Na lojinha da Fazenda Carnielli, você vai se impressionar com a diversidade e profissionalização da propriedade. Eles produzem de tudo um pouco: queijos, cafés, fubá, embutidos (inclusive, socol), pães, doces, iogurtes, entre outros.

Fazenda Carnielli

Fazenda Carnielli

Fazenda Carnielli

Mas queijos e cafés são as especialidades dos Carnielli. É aí que o lado “agronegócio” da Fazenda fala mais alto. Tem café 100% arábica, café torrado e moído, café em grão para espresso, queijo minas, queijo minas frescal, ricota, resteya, parmesão, morbier e provolone. Tem até queijo sem lactose para a alegria dos intolerantes.

Fazenda Carnielli

Fazenda Carnielli

Tá certo que, com esse lado “agronegócio” em franca expansão, a produção dos Carnielli já não é mais tão artesanal como outrora. Como o próprio Pedro me confessou, para manter essa linha de produção comercial intensa muita coisa hoje é terceirizada e adquirida de outros produtores rurais da região. Por isso, ao contrário de outras propriedades do agroturismo de Venda Nova, nos Carnielli você não terá a oportunidade de conhecer o processo produtivo. É que, como me explicou o Pedro, “existem normas rigorosas de higiene impostas pela Vigilância Sanitária”.

Ali, nos Carnielli, você vai para conhecer a história da família e, principalmente, para degustar e comprar os produtos que fizeram a fama da Fazenda.

Fazenda Carnielli

Informações úteis:

Fazenda Carnielli

Endereço: Rodovia Pedro Cola, km 4 – Providência.

Contato: (28) 3546-1272 ou (28) 3546-3152 (Lojinha)

Horário de atendimento: segunda a sábado, de 08h às 17h30; domingo, de 08h às 16h30.

Site: www.carnielli.com.br

_______________________________

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram

Curta o “Rotas” no Facebook

Comente via Facebook

comentários

4 respostas para “Fazenda Carnielli: o agronegócio do agroturismo de Venda Nova”

  1. Fátima Sá disse:

    Necessito de informações detalhadas para grupo de aluno.

  2. Por favor, informe se você tiver ativado seu sistema para comprar produtos on-line, o pagamento VISA.
    Gostaria que me interessa responder compra 3 kgs. café para máquina de café italiana comprado em sua tenda no mês de agosto (delegação chilena)

Deixe uma resposta

Comente via Facebook

comentários

Powered by Facebook Comments

2012. Todos os direitos reservados ao blog Rotas Capixabas. Qualquer reprodução indevida de conteúdo é expressamente proibida. digital