placas instagram foursquare googleplus feed facebook twitter
01
abr
2014

O Quadrado de Trancoso

Esse post pertence à série “Outras Rotas” do “Rotas”. Nela, eu faço relatos das minhas viagens fora do Espírito Santo. Se quiser conhecer mais sobre esses relatos, basta clicar na aba “Outras Rotas” ali no topo do site para ter acesso a todos os posts separados por destino.

Boa parte do seu encantamento com Trancoso vai depender da sua reação ao pisar nisso:

Quadrado, Trancoso

Isso aí é o que se conhece como Quadrado, a praça principal de Trancoso. Trata-se de um descampado localizado no alto de uma falésia, emoldurado pelo mar e encabeçado por uma igrejinha construída pelos jesuítas há 400 anos, em cujas laterais enfileiraram-se casinhas de pescadores atualmente pintadas com cores fortes.

A tradução visual desse conceito é mais ou menos essa:

Quadrado, Trancoso

2012-02-20 045

Quadrado, Trancoso

No interior dessas casinhas coloridas instalaram-se pousadas, bares, restaurantes, lanchonetes e lojas que vendem de artesanato a peças de decoração. Não se engane com a aparência simplória das fachadas rústicas. Por trás delas se esconde a famosa Trancoso hippie-chic.

Quadrado, Trancoso

Quadrado, Trancoso

Ao cair da noite o Quadrado se transforma. A luz da noite só é traída pela luz interna das casinhas e, sobretudo, pela luz das velas colocadas sob as árvores. O cenário é de derreter os corações mais espinhosos.

Quadrado, Trancoso

Quadrado, Trancoso

Quadrado, Trancoso

Nunca um jantar à luz de velas foi tão ridiculamente fácil e inesquecível.

Quadrado, Trancoso

Quadrado, Trancoso

Quadrado, Trancoso

Por muito tempo eu achava impossível alguém passar incólume pelo Quadrado. Nós nunca passamos. O nosso encantamento se renova a cada vez que a gente perambula por aquele descampado. Mas eu estava enganado, é claro. Há quem não veja ali “nada demais”. Por mais que eu não concorde com essa perspectiva, eu preciso reconhecer que o “nada demais” é até compreensível. Para quem não se contenta com o conjunto da paisagem, ver sempre as mesmas coisas no mesmo lugar pode ser entediante.

Quadrado, Trancoso

Especialmente se você vier a Trancoso no carnaval esperando algum agito. Eu preciso te alertar que não há agito no carnaval de Trancoso. Nesse último ano eu até vi a folia aumentar com um bloco de carnaval improvisado em um bar no Quadrado. Mas, em geral, o agito de Trancoso se resume a festas em casas noturnas.

Então, não se engane. O que nos leva todo santo ano a Trancoso no carnaval não é a folia. Pra nós, as duas metades de Trancoso bastam: o Quadrado e as praias. Quadrado + Praia é a fórmula matemática que sintetiza o vilarejo, inclusive no carnaval. A nossa rotina por lá sempre se resume mais ou menos a: Pousada -> Praia -> Quadrado -> Pousada -> Quadrado -> Pousada. Por isso que gostar do Quadrado é o primeiro – e o mais fundamental – passo para se quedar por Trancoso.

Quadrado, Trancoso

Nesse caso, a primeira impressão será, sim, decisiva.

Quadrado, Trancoso

Procurando pousada em Trancoso? Confira algumas opções no Booking.com.

Leia todos os posts da série “Outras Rotas” clicando aqui.

_______________________________

Siga o “Rotas” no Twitter

Curta o “Rotas” no Facebook

Comente via Facebook

comentários

4 respostas para “O Quadrado de Trancoso”

  1. Paula Brum disse:

    A delicia, o encantamento está na simplicidade, de sentar e ver o tempo correr, a vida passar. também curtimos muito os dias que ali estivemos, em janeiro. Uma vidinha simples, do mar para o hotel, do hotel para o quadrado – foram dias deliciosos no Hotel da Praça. Concordamos com suas impressões! Abraços.

  2. Carmem Almeida disse:

    Rá! Essa gatinha pulou na frente pra dizer o que a “família” sente… 😉

  3. ahaha Essa Charlote sabe das coisas, né Carmem? 😉

Deixe uma resposta

Comente via Facebook

comentários

Powered by Facebook Comments

2012. Todos os direitos reservados ao blog Rotas Capixabas. Qualquer reprodução indevida de conteúdo é expressamente proibida. digital