placas instagram foursquare googleplus feed facebook twitter
23
ago
2014

Moquequinha de Banana da Terra: uma coadjuvante ilustre

Foto: Doc-Expoe

Foto: Doc-Expoe

Não, eu não sou nenhum mestre cuca para vir aqui ensinar alguma receita pra vocês. E nem é esse o propósito do blog, como vocês bem sabem. Na verdade, eu abro essa honrosa exceção para a moquequinha de banana da terra por 2 motivos: primeiro, ela já virou marca registrada da gastronomia do nosso estado e costuma surpreender o paladar dos turistas que, na maioria das vezes, nunca comeram antes; e segundo porque volta e meia alguém vem aqui pedir a receita depois de ter experimentado o quitute na viagem ao ES.

Reza a lenda que a moquequinha de banana da terra foi uma invenção dos donos do Restaurante Gaeta, de Meaípe, que a conceberam para servir a um grupo de turistas vegetarianos. A iguaria agradou tanto que passou a integrar o cardápio e ser servida como acompanhamento da tradicional moqueca de peixe.

Hoje ela se encontra no cardápio da maioria dos restaurantes de comida capixaba. E não é raro ver a coadjuvante se tornar a protagonista da mesa. Você pode até não gostar de peixe ou da nossa moqueca. Mas duvido que não goste da nossa moquequinha de banana.

E cá pra nós. Isso a Bahia não tem! 😉

Para quem quer fazer a moquequinha de banana da terra em casa, segue a receita que eu peguei com a minha mãe:

Ingredientes:

3 tomates picados e sem semente

1 cebola média

1/2 molho de salsa

1/2 cebolinha

1/2 molho de coentro

2 a 3 bananas da terra picadas em rodelas

1 colher (sopa) coloral

Sal e alho a gosto

Azeite

2 copos (100 ml) de água

Preparo:

Esquenta a panela de barro, coloca o azeite e bota o sal, o alho e a cebola para dourar. Em seguida, coloca o coloral e joga o tomate e os temperos. Deixa ferver um pouco e, depois, coloca a água. Deixar cozinhando até os temperos dissolverem e o molho engrossar. Por último, joga a banana. Quando ferver, prova o sal e deixa cozinhando por, no máximo, 15 minutos. Está pronto.

Comente via Facebook

comentários

5 respostas para “Moquequinha de Banana da Terra: uma coadjuvante ilustre”

  1. Olha aí os vegetarianos fazendo história no Espírito Santo! 😀

    Eu não consegui reproduzir a moquequinha fielmente em casa e acabei abaianando ela ao adicionar dendê, mas ficou boa! Um dia desses faço a receita da sua mãe.

  2. Ana disse:

    Hum… Deu saudade! Vou fazer, dia desses!

  3. Vou preparar p almoço de hoje só q vou adicionar um camarão,acho q vai ficar bom

Deixe uma resposta

Comente via Facebook

comentários

Powered by Facebook Comments

2012. Todos os direitos reservados ao blog Rotas Capixabas. Qualquer reprodução indevida de conteúdo é expressamente proibida. digital