placas instagram foursquare googleplus feed facebook twitter
19
jan
2015

Concerto para bebês no Oceanário de Lisboa: música e emoção no fundo do mar.

Concerto para Bebês

Eu poderia vir aqui falar maravilhas sobre o Oceanário de Lisboa. O Oceanário é daquelas atrações incríveis que poderia, ele mesmo, fazer valer a sua viagem a Lisboa. Eu só não farei isso porque alguém, com muito mais propriedade e conhecimento do assunto, já o fez num post belíssimo sobre o lugar. Pra mim, esse post da querida Lucia Malla é o que melhor retrata a emoção da visita ao Oceanário e é por isso que só me resta recomendar fortemente a leitura dele para quem deseja conhecê-lo.

Na verdade, o meu propósito aqui é falar “maravilhas” de uma atração especial do Oceanário que tornou ainda mais encantadora a nossa viagem à Portugal: o Concerto para bebês.

Concerto para Bebês

O Concerto é uma espécie de teatro musical especialmente voltado para crianças de até 3 anos. Ele acontece no tanque central do Oceanário, tendo como pano de fundo a vida marinha que por ali passeia.

O cenário é mais ou menos esse:

Concerto para Bebês

Como você vê, tubarões, arraias e “n” tipos de peixes ficam transitando livremente pelo aquário, enquanto você assiste à apresentação do concerto. O balanço e o movimento dos animais parece tão sincronizado e harmônico com o som da sala que é como se eles dançassem conforme a música.

Do lado de cá da parede é montada uma sala sensorial com almofadas, brinquedos, bichos de pelúcia e instrumentos musicais que ficam à disposição dos bebês. Comandando a apresentação, um grupo de 4 músicos toca, canta e dança por aproximadamente 45 minutos em uma constante interação com os pequenos.

Concerto para Bebês

As músicas são tocadas com violão, flauta e instrumentos de percussão, o que torna a sonoridade mais delicada aos ouvidos dos bebês. E as letras – facilmente aprendidas – trazem sempre alguma conexão com o mar ou a água, por motivos óbvios.

Concerto para Bebês

Essa música da Chuva, por exemplo, até hoje rola por aqui na boca da nossa pequena:

Para nós, pais, a coisa toda é de uma emoção sem tamanho. Aliar música, dança e natureza de uma forma tão lúdica é tudo o que nós queremos oferecer para nossos bebês. E quando isso acontece num cenário tão mágico como o fundo do mar fica difícil esquecer!

Eu confesso que, até hoje, não sei do que mais gostei nessa experiência: se do cenário de tubarões, arraias e peixes; se das músicas; se da interação dos bebês durante a apresentação; ou se de tudo isso combinado.

Concerto para Bebês

Para você que tem interesse em participar desse programa do Oceanário, aqui vão algumas informações úteis.

O Concerto acontece apenas aos sábados. Ele tem início às 09:00, uma hora antes da abertura oficial do Oceanário. Como a apresentação dura aproximadamente 45 minutos, você terá 15 minutos de antecedência sobre os demais visitantes para conhecer o restante do Oceanário, o que lhe garante um tráfego bem mais tranquilo pelos corredores.

O ingresso custa 25,00 euros e dá direito à entrada do bebê e de 2 acompanhantes. Como eu falei, ao final da apresentação, você pode prosseguir a visita por toda a exposição permanente do Oceanário (só a visita às exposições temporárias é que não está incluída). Em comparação, o preço do ingresso para a família acaba sendo mais vantajoso do que o da bilheteria normal, que custa 14 euros por pessoa.

É preciso fazer reserva com antecedência porque o número de participantes no concerto é limitado (pelo telefone 218 917 000 ou pelo email reservas@oceanario.pt). O único inconveniente de tudo isso é que, de acordo com as informações oficiais fornecidas pelo site do Oceanário nesse link, o pagamento deve ser feito de forma antecipada, em até 1 semana da realização do evento. Isso dificulta bastante as coisas para quem não reside em Portugal. (alô, direção do Oceanário!)

Concerto para Bebês

Como eu contornei esse obstáculo? Bom, eu confesso que isso me deixou bastante apreensivo durante a viagem. Mandei vários emails para o Oceanário explicando que eu era um turista estrangeiro e tal e perguntando sobre a possibilidade de pagamento na hora. A resposta sempre foi negativa. O máximo que eu consegui foi um autorização para realizar o pagamento no dia em que eu chegasse em Lisboa, a dois dias do evento. Eu tentei fazer isso, mas nas redondezas de onde eu estava não havia nem uma mísera agência do tal banco Millennium BCP, onde o Oceanário tem conta.

Daí que eu resolvi arriscar. Compareci ao dia agendado sem ter feito o pagamento antecipado. E qual não foi a minha surpresa ao verificar com o funcionário que me atendeu que o pagamento na hora era prática comum entre eles!!! Basta que você se identifique para que, ao final, um atendente te leve até a bilheteria principal para realizar o pagamento. Simples assim.

Enfim, apesar de não haver uma sinalização oficial do Oceanário neste sentido, acho que, para quem não tem alternativa, vale a pena arriscar a ida ao Concerto sem o pagamento antecipado.

Reserve seu hotel em Lisboa usando o Booking.com

_______________________________

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram

Curta o “Rotas” no Facebook

Comente via Facebook

comentários

5 respostas para “Concerto para bebês no Oceanário de Lisboa: música e emoção no fundo do mar.”

  1. Diana disse:

    Que legal essa programação para bebês!
    Também amei o Oceanário, aliás, Lisboa como um todo foi uma maravilhosa surpresa!

  2. Patricia Filipe disse:

    Olá, muito obrigada pela sua publicação sobre o nosso programa.
    Para nos ajudar a melhorar agradecia muito que me indicasse por mail sobre a informação que trocou connosco acerca do seu pedido especial de pagamento.
    Sou responsável pelo programa que realizou no Oceanário.
    Os meus melhores cumprimentos,
    Patricia Filipe

  3. Eliane disse:

    Que matéria mais fofa !!! Um passeio que eu não conhecia e que parece ser extremamente divertido e emocionante para toda a família. Pretendo viajar em breve para Portugal, sem crianças, mas anotei a dica e vou guardar para uma eventual visita com pequenos viajantes. Muito fofo mesmo.

Deixe uma resposta

Comente via Facebook

comentários

Powered by Facebook Comments

2012. Todos os direitos reservados ao blog Rotas Capixabas. Qualquer reprodução indevida de conteúdo é expressamente proibida. digital