placas instagram foursquare googleplus feed facebook twitter
02
jul
2015

Altezza: cervejaria artesanal em Pedra Azul

Eu sei que, do ponto de vista térmico, Pedra Azul combina mais com um vinhozinho do que com cerveja. Mas essa associação óbvia não impediu que, na falta de vinícolas, uma cervejaria ganhasse destaque no cenário turístico da região.

Cervejaria Altezza

Tô falando da Cervejaria Altezza, que abriu as portas de sua propriedade no ano passado, em São José do Alto Viçosa, área rural de Venda Nova do Imigrante. Num pequeno sítio com uma vista privilegiada da Pedra Azul, o capixaba Gino e sua família resolveram se dedicar à fabricação de cervejas artesanais, investindo na qualidade da matéria-prima e, principalmente, na pureza da água que brota na região.

Cervejaria Altezza

Foi o próprio Gino quem me atendeu no dia em que estive lá. Por um lapso, eu não liguei para agendar a visita guiada. Mesmo assim, embora estivesse de saída para um compromisso marcado em Cachoeiro de Itapemirim, ele fez questão de contar a história da cervejaria, de mostrar as instalações, de compartilhar sua experiência como cervejeiro e de apresentar em detalhes o processo de fabricação das cervejas que ele vende ali.

Cervejaria Altezza

Cervejaria Altezza

Atualmente são 10 rótulos de cervejas baseados em diferentes estilos de fabricação: da tradicional lager a um sem-número de ale, com destaque para a versão capixaba da famosa Tripel belga. A garrafa custa em média R$20,00.

Cervejaria Altezza

Todas podem ser degustadas no local, pagando-se uma pequena taxa (na época em que fui, paguei R$12,00 por 3 copos de cerveja).

Cervejaria Altezza

Não esqueça do brinde! Na falta de motivos, segue um:

Cervejaria Altezza

Dependendo do dia e da hora da sua visita, o momento do brinde pode ser ainda mais especial.

Cervejaria Altezza

Foto: Nathália Fregonassi

A sorte de ver essa lua cheia redondinha aí quem deu foram meus cunhados que estiveram por lá no início de maio deste ano.

O único problema na visita à Cervejaria Altezza é definir o motorista da rodada. 😀

Cervejaria Altezza

Chegar lá é relativamente fácil. Seguindo na BR 262 em direção à Venda Nova é só ficar atento ao pequeno trevo que dá acesso ao Alto Caxixe, um pouco antes da sede de VNI. Nele você já verá placas indicando o caminho até a Cervejaria.

Aliás, não fosse pela inteligente iniciativa dos donos de colocar placas ao longo de todo o trajeto, haveria um grande risco de você se perder pelo caminho. Ele é quase todo em estrada de chão, passando por propriedades rurais.

Cervejaria Altezza

Se bem que, com um visual desses, perder-se nas estradas das montanhas capixabas não seria assim uma má ideia.

A Cervejaria Altezza funciona de segunda a sábado, das 09:00 às 17:00. Mas não se esqueça. Se quiser uma visita guiada para conhecer os processos de fabricação das cervejas é necessário agendar pelo telefone: (28) 9 9989 3311.

_______________________________

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram

Curta o “Rotas” no Facebook

Comente via Facebook

comentários

4 respostas para “Altezza: cervejaria artesanal em Pedra Azul”

  1. Liliana disse:

    Já falei e repito:babei! Com tudo; vista, cerveja, cenário e pelo fato disso tudo estar no meu estado!

  2. Bruna Soares disse:

    Com essa lua incrível o brinde deve ser mais especial ainda! Adorei o post 🙂

Deixe uma resposta

Comente via Facebook

comentários

Powered by Facebook Comments

2012. Todos os direitos reservados ao blog Rotas Capixabas. Qualquer reprodução indevida de conteúdo é expressamente proibida. digital