placas instagram foursquare googleplus feed facebook twitter
08
out
2016

ABanca Bar Café

Fico particularmente entusiasmado com a quantidade de espaços gastronômicos e culturais que estão ocupando os imóveis históricos do centro da cidade. Pouco a pouco, a ação criativa de pequenos empreendedores vem transformando o centro numa das mais belas e movimentadas zonas culturais e boêmias da nossa capital, aproveitando todo o potencial turístico que aquele cenário histórico-degradado traz.

A mais recente iniciativa nesse sentido foi o ABanca Bar Café.

A Banca Bar Café

O ABanca fica no finalzinho da Rua Sete de Setembro, a mais autêntica rua do Centro de Vitória (quiçá, de toda a cidade!). Ali, bem no começo da ladeira do Morro da Piedade e aos pés do Parque da Fonte Grande, a estética urbana de casas baixas e árvores nem parece aquela de prédios altos e cimento que é geralmente associada ao centro. E isso não vai passar despercebido por você na visita ao ABanca: ele foi estrategicamente instalado no terraço de um casarão antigo com uma vista privilegiadíssima e praticamente livre para toda a vizinhança.

ABanca Bar Café

Só isso já faz valer a visita por lá.

Debruçado sobre o parapeito do terraço, você terá a visão de um centro bucólico, despreocupado e leve, bem diferente daquele centro frenético de carros, prédios públicos, comércio e grandes avenidas. Um centro que sobreviveu relativamente intacto à reconstrução do espaço urbano que o “progresso” do início do século XX trouxe pra ilha.

A Banca Bar Café

A ambientação interna do ABanca também me chamou atenção. Mesas e cadeiras coloridas contrastam com o aspecto “sujo” e desgastado das paredes sem pintura do imóvel, que está em vias de ser tombado. A ideia foi claramente intencional. Todo aquele colorido do mobiliário acabou dando destaque às paredes degradadas, tornando-as o elemento mais original e inusitado daquela decoração.

A Banca Bar Café

100 anos depois do aterro que deu início à reconfiguração do centro foi como se as donas protestassem postumamente contra o tal desenvolvimentismo: não precisava demolir o antigo para dar espaço ao novo, ao moderno. Pelo menos no casarão foi assim.

A Banca Bar Café

Como já diz o nome, o ABanca funciona como bar e café, servindo lanches para o café da tarde e comidinhas para um happy hour depois do expediente. Na minha visita, experimentei o lado cafeteria do ABanca e escolhi o “pão arrumado”: uma fatia de pão petrópolis na chapa com ovo e queijo gratinado. Simples e bem feito.

A Banca Bar Café

Como todos os pães dos sanduíches que são servidos na casa, o petrópolis é caseiro, fabricado lá mesmo.

O único “porém” é que o ABanca ainda está em horário experimental e só abre de quinta a sábado, das 16h às 00h, e domingo, das 15h às 21h. Tomara que o incremento do público viabilize a expansão desse horário. No que depender de mim, não faltará divulgação. 😉

Informações úteis

ABanca Bar Café

End: Rua Sete de Setembro, 493, Centro de Vitória.

Horário de Funcionamento: quinta a sábado, das 16H às 00h; domingo, das 15h às 21h.

_______________________________

Siga o “Rotas” no Twitter e Instagram

Curta o “Rotas” no Facebook

Comente via Facebook

comentários

Deixe uma resposta

Comente via Facebook

comentários

Powered by Facebook Comments

2012. Todos os direitos reservados ao blog Rotas Capixabas. Qualquer reprodução indevida de conteúdo é expressamente proibida. digital